O mundo das telecomunicações, dominado por redes de cabos de cobre há anos, está lentamente incorporando a fibra óptica. As fibras ópticas, ou fibra óptica como também são conhecidas, transmitem informações como pulsos de luz através de um fio de vidro ou plástico. Eles são úteis em redes de dados de alto desempenho e de longa distância.

 Uma fibra óptica contém fios de vidro ou plástico que variam de um punhado a algumas centenas. Uma camada de vidro conhecida como revestimento envolve essas fibras. A camada de proteção, outra camada de vidro, suporta o revestimento e a camada de revestimento é a camada final de proteção para os fios individuais.

 Como funcionam as fibras ópticas?

 A transmissão de dados através da fibra ocorre através de partículas de luz ou fótons que pulsam através da fibra. O revestimento e o núcleo de fibra de vidro refratam a luz recebida em diferentes ângulos com base em seu índice de refração. Uma vez que os fótons são enviados através das fibras de vidro, eles refletem no revestimento e o núcleo salta em ziguezague em um processo chamado reflexão interna total. Esses pulsos viajam a uma velocidade 30% menor que a da luz porque viajam através de um meio mais denso: o vidro.

 Tipos de fibra óptica

 Existem dois tipos principais de fibra óptica: monomodo e multimodo. As fibras ópticas monomodo são usadas para comunicação de longa distância devido ao diâmetro reduzido do núcleo de vidro, que também reduz a perda de intensidade ou atenuação do sinal. A fibra monomodo suporta maior largura de banda em distâncias mais longas, e a fonte de luz é principalmente um laser. Eles são caros porque é necessária uma precisão de alto nível para canalizar a luz através de fios de vidro com diâmetros pequenos.

 As fibras multimodo são mais adequadas para comunicação de curta distância. O diâmetro maior do núcleo de vidro permite que vários pulsos de luz sejam enviados ao longo do fio de vidro simultaneamente e transmitam mais dados. No entanto, isso significa que há uma maior possibilidade de redução, interferência ou perda de sinal. O LED é a fonte de luz típica para fibras multimodo.

 Vantagens da fibra óptica

 Os cabos de fibra podem suportar larguras de banda mais altas do que os fios de cobre, e a luz pode se mover mais longe sem um impulso. Eles são menos suscetíveis a interferências, podem ser submersos em água e são mais fortes, mais leves e mais finos que os cabos de cobre. Mais importante ainda, eles não precisam ser substituídos ou mantidos com frequência.

 Aplicações da fibra óptica

 A rede de computadores é um usuário crescente de fibras devido à sua capacidade de fornecer alta largura de banda e transmitir dados. Também é usado na comunicação de longa distância entre redes de computadores. Ele é usado para fornecer melhor desempenho e conexões em eletrônica e transmissão. As indústrias militares e espaciais usam fibras ópticas para detecção de temperatura, transferência de sinal e como meio de comunicação. Eles são especialmente preferidos por seu tamanho leve e pequeno.

 As indústrias médicas usam fibras para fornecer iluminações precisas. As fibras são utilizadas em sensores biomédicos que auxiliam em procedimentos médicos, principalmente os minimamente invasivos. As fibras são ideais para exames de ressonância magnética, pois não estão sujeitas a interferências externas, como interferência eletromagnética. Além disso, as fibras são usadas em terapia de luz, endoscopia, imagens cirúrgicas e imagens de raios-X.

 A linha de torção SZ determina as propriedades ambientais e mecânicas do cabo de fibra óptica. As linhas de revestimento secundário são vitais na produção de tubos de camada única, dupla camada, secos soltos e cheios de gelatina. Portanto, as empresas do ramo de fibra óptica devem escolher os produtos certos para garantir a máxima eficiência com custos mínimos ao usar a fibra óptica.